19 maio 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Executivo municipal de Guimarães reage aos resultados das Legislativas 2025

Redação
Política \ segunda-feira, maio 19, 2025
© Direitos reservados
No rescaldo das eleições legislativas, o Executivo de Guimarães destacou os deputados eleitos pelo concelho e refletiu sobre os resultados eleitorais.

Na sequência das eleições legislativas, a reunião da Câmara Municipal de Guimarães, realizada a 19 de maio, foi marcada por intervenções políticas que refletiram sobre os resultados eleitorais e as perspetivas para o futuro do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, começou por felicitar os deputados vimaranenses eleitos - Paulo Lopes Silva, que se estreará como deputado da República, bem como Ricardo Araújo e Emídio Guerreiro, que renovam os respetivos mandatos. "Que exerçam esse mandato sem esquecer a sua origem vimaranense", declarou Domingos Bragança. "Sei que todos eles têm um amor a Guimarães e que, portanto, farão tudo para que, nas políticas públicas nacionais, Guimarães, na Assembleia da República, seja sempre defendido", acrescentou.

Relativamente ao balanço geral dos resultados eleitorais, Domingos Bragança admitiu ter sido surpreendido. "Esperava um melhor resultado do Partido Socialista e, mesmo com a quebra, esperava uma subida da AD", revelou o autarca.

Perante a ausência de Ricardo Araújo, os vereadores do PSD, Hugo Ribeiro e Vânia Dias, também felicitaram os eleitos e salientaram que os resultados demonstram a vontade dos portugueses em manter a estabilidade proporcionada pela Aliança Democrática (AD). Hugo Ribeiro afirmou estar convicto de que “Guimarães continuará a ter o apoio do Governo da AD”. Já Vânia Dias não teve dúvidas de que a AD cumprirá a sua missão e reúne todas as condições para governar com estabilidade. "Está à vista que só a AD tem, no atual espectro parlamentar, bastante mais deputados do que toda a Esquerda reunida. Este é um sinal claro dos portugueses que deve ser respeitado", defendeu, sublinhando que "cabe agora às outras forças partidárias perceber o sinal dado pelos portugueses e respeitar o desejo expresso nas urnas de continuidade e estabilidade".

Permanência de Paulo Lopes Silva no Executivo Municipal em aberto até ao final da semana

 

Paulo Lopes Silva

Quanto à continuidade de Paulo Lopes Silva, atual vereador da cultura, no executivo municipal até ao final do seu mandato, Domingos Bragança afirmou que a decisão final será tomada até ao final da semana. "Dependerá destes dias, das análises municipais e também das estruturas nacionais do Partido Socialista", concluiu o presidente da Câmara.

Nas declarações prestadas à comunicação social, Paulo Lopes Silva sublinhou que, independentemente da decisão, a Câmara não terá "sobressaltos" devido ao planeamento antecipadamente realizado. "O trabalho está organizado e sistematizado até ao final do ano.", frisou o vereador.

O deputado do Partido Socialista, que em breve fará a sua estreia na Assembleia da República (AR), referiu que o seu trabalho será orientado em prol da Nação, de Guimarães e da estabilidade do seu partido. "Há uma primeira dimensão, enquanto Deputado da Nação, com as preocupações da construção de um país alinhado com os valores em que acreditamos. Uma segunda dimensão, igualmente importante, que é a defesa dos interesses da região, do distrito e do concelho pelo qual sou eleito (Guimarães) e que, enquanto vereador, fiquei a conhecer de forma ainda mais aprofundada. Pretendo ser uma voz ativa de Guimarães junto da AR. E uma terceira dimensão enquanto deputado do Partido Socialista, e numa altura em que os resultados eleitorais não são aqueles que nós esperávamos, importa refletir, ir de encontro aos portugueses e reconstruir a alternativa democrática que o PS sempre se constituiu ao longo de décadas de história", afirmou Paulo Silva.