
Executivo de Guimarães reúne-se quinta-feira com 68 pontos em agenda
O Executivo Municipal de Guimarães vai reunir-se na quinta-feira, 18 de setembro, às 10h00, na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho, para discutir e votar um total de 68 pontos que compõem a ordem de trabalhos.
Entre os assuntos em destaque está a aprovação da ata da reunião anterior e várias propostas de requalificação em edifícios escolares e unidades de saúde familiar, com destaque para a Escola EB 2,3 de Pevidém e os centros de saúde de Urgeses, Ronfe e Selho S. Jorge.
As freguesias assumem particular relevância, com a atribuição de apoios para obras de pavimentação, aquisição de terrenos, recuperação de muros e alargamento de cemitérios, contemplando localidades como Ronfe, Ponte, Mesão Frio, Costa, Barco, Guardizela, Abação e Gémeos, Moreira de Cónegos, Nespereira e Gonça.
No setor da educação, será analisada a atribuição de apoios a alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, incluindo visitas de estudo e leite escolar para o ano letivo 2025/2026. A ordem de trabalhos prevê ainda a cedência de instalações desportivas a instituições de ensino, bem como a cedência de espaços municipais para eventos da área da juventude.
Na área da ação social, será votada a atribuição de subsídios a instituições de solidariedade social e o apoio a serviços de transporte especial para cidadãos com deficiência.
Outros pontos de relevo passam pelo incentivo ao transporte público coletivo, através do programa Incentiva +TP, e pela candidatura da Federação Portuguesa de Futebol à organização do Campeonato de Futebol Feminino de 2029, que carece de ratificação.
O desporto também ganha destaque na agenda, com a votação da atribuição de apoios às entidades desportivas para a época 2024/2025. Entre as propostas está o apoio ao Clube Caçadores das Taipas e a regularização de valores relacionados com o Grupo Desportivo de Serzedelo. Além disso, será analisado o reconhecimento de interesse público para a regularização das instalações do Grupo Recreativo, Cultural e Desportivo de Candoso Santiago, no âmbito da nova legislação.
A reunião contempla ainda deliberações no âmbito da cultura, urbanismo, recursos humanos e entidades participadas, além da análise de alterações orçamentais e do Plano Plurianual de Investimentos para os exercícios de 2026 e 2027.
Integrada nos trabalhos da reunião do executivo municipal, terá lugar, no final da agenda de trabalhos, uma visita às obras das futuras instalações do campus do IPCA em Guimarães, na Quinta do Costeado, onde irão funcionar a Escola Superior de Hotelaria e a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos.