26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Estudo urbano sobre a zona norte da cidade apresentado na reunião de câmara

Redação
Sociedade \ terça-feira, janeiro 21, 2020
© Direitos reservados
A primeira reunião de câmara do ano foi antecedida da apresentação de um estudo urbanístico centrado na zona norte do concelho, mais precisamente na freguesia de Azurém. Da autoria da arquiteta Marta Labastida, da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, este estudo foi encomendado pela Câmara Municipal de Guimarães.

Marta Labastida referiu tratar-se “apenas de um estudo” e, por isso, “não vinculativo, mas sim orientador para tomadas de decisão futuras de acordo com princípios estratégicos e tendo como base medidas estruturantes para as novas necessidades urbanas de mobilidade”.

A oposição reforçou a necessidade de apresentar medidas concretas e não apenas estudos, enquanto que Domingos Bragança disse que vários estudos pedidos pela câmara estão em execução, assegurando que nada se faz sem estudos prévios.

“Todos estas fases de estudos e projetos são fundamentais para que a nossa visão de cidade e do território de Guimarães seja construída num horizonte temporal de curto, médio e longo prazo, sem contingências do imediatismo”, disse.

No final da reunião o líder máximo do município garantiu que nos primeiros dias de fevereiro serão iniciadas as obras do desnivelamento do nó de Silvares, empreitada tida como a primeira fase da via de acesso ao Ave Park.