Estudo antropológico sobre as Nicolinas oferecido a instituições nicolinas
Trata-se de um projeto participativo e coletivo no âmbito da candidatura das Nicolinas a Património Cultural Imaterial da UNESCO, que foi então oferecido à Irmandade de São Nicolau, à Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), à Associação de Comissões de Festas Nicolinas (ACFN) e à Comissão de Festas Nicolinas 2020.
Da autoria de Jean-Yves Durand, investigador e docente na Universidade do Minho, com a participação de António Amaro das Neves, Rui Faria, Hugo Castro e Clara Saraiva, o referido livro foi oferecido de forma simbólica no encerramento das Festas Nicolinas 2020. A acompanhar Domingos Bragança nesta entrega estiveram a vereadora Adelina Pinto e o presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha.
“Estamos a realizar um trabalho participativo e coletivo, com a envolvência das nossas pessoas e das nossas instituições nicolinas. Todos os vimaranenses estão envolvidos nas Festas Nicolinas e, quando assim é, nada consegue travar uma maior notoriedade e vivência das festas dos estudantes de Guimarães, uma das mais antigas do País que representam uma das expressões maiores do património cultural imaterial vimaranense”, refere Domingos Bragança.
Em nota enviada à imprensa o município dá conta que este documento “realça o fervor comunitário e uma manifestação vimaranense com mais de 300 anos, em honra de São Nicolau”.