Castro de Sabroso recebe ação de controlo de espécies invasoras
Povoado castrejo habitado pelo menos entre os séculos III e I a.C., o Castro de Sabroso vai receber uma ação de controlo de espécies invasoras no âmbito do Sem Invasoras, projeto do Laboratório da Paisagem financiado pelo Fundo Ambiental.
A ação está marcada para as 09h30 de 20 de maio, um sábado, com a formadora Ana Pinheira, e integra-se na programação da Semana sobre Espécies Invasoras em Portugal & Espanha, tal como a sessão de São Torcato, agendada para o fim de semana seguinte: 10h00 de 27 de maio.
“Com um papel crucial na prevenção e mitigação das invasões biológicas, muitos cidadãos desconhecem esta problemática. Estas ações têm por isso como objetivo aumentar o conhecimento e a consciencialização sobre as espécies invasoras e incentivar a participação ativa dos cidadãos”, refere o comunicado do Laboratório da Paisagem.
A ação de 20 de maio vai intervir num espaço de três hectares que esteve infestado por mimosas desde a década de 70 do século XX até bem recentemente. Monumento Nacional desde 1910, o Castro de Sabroso está a ser requalificado ao abrigo de uma obra municipal de 218.539,68 euros, financiada pelo Norte2020.