19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Espaço de convívio sénior passa a ter novos ateliês de jardinagem e novas tecnologias

Paulo Dumas
Sociedade \ segunda-feira, outubro 21, 2019
© Direitos reservados
O espaço instalado no edifício de apoio à feira semanal está em funcionamento desde fevereiro e todas as semanas há um conjunto de atividades práticas que promovem o envelhecimento ativo da população.

Mais de meio ano passado desde a abertura e entrada em funcionamento do espaço de convívio sénior, denominado Este Lugar Não é Para Velhos, foi tempo de fazer um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos meses e projetar o futuro daquele espaço, com a apresentação de novas atividades.

A sessão de apresentação do relatório semestral da gestão e dinamização do espaço, localizado no edifício da apoio da feira semanal, foi feito no sábado, 19 de outubro, e contou com a representação da Câmara Municipal de Guimarães, através do seu presidente, Domingos Bragança, assim como a vereadora para as questões sociais, Paula Oliveira.

O espaço, que foi reconvertido numa sala de convívio, recebe semanalmente duas dezenas de residentes seniores e funciona numa base de programação semanal, com vários ateliês e atividades. Uma oficina de jardinagem e outra de informática serão os novos atrativos de que o espaço passará a contar a partir de agora.

O denominado Ateliê Flo'Rir pretende despertar o interesse nas atividades de jardinagem, ao mesmo tempo que trabalhará a sensibilização para as questões da Ecologia e do património natural. Esta atividade insere-se no contexto da chancela Eco Freguesia XXI, de que Caldelas é portadora.

Ainda no rol de novidades está uma oficina de informática para estimular os utilizadores do espaço para as facilidades que a tecnologia poderá trazer para o dia a dia de cada um. A Oficina de Novas Tecnologias será mantida através de uma parceria firmada entre a Escola Secundária de Caldas das Taipas e a Junta de Freguesia de Caldelas.

A sessão fez encher por completo o espaço e contou ainda com uma apresentação musical pelo Grupo de Cantares da Vila. Durante a sessão estiveram expostos alguns dos trabalhos desenvolvidos nos últimos meses pelos utilizadores do espaço.