24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Este lugar não é para Velhos: Câmara atribuiu subsídio de 25 mil euros

Redação
Cultura \ terça-feira, abril 04, 2023
© Direitos reservados
Subsídio será deliberado esta quinta-feira em assembleia municipal e destina-se a manter a atividade deste projeto nos próximos doze meses.

A Câmara Municipal de Guimarães atribuiu à Junta de Freguesia de Caldelas um subsídio no valor de 25 mil euros, para dinamizar o projeto “Este lugar não é para velhos: Espaço convívio sénior”.

A proposta será deliberada esta quinta-feira em reunião de câmara, na medida em que se trata de um projeto que se encontra alinhado “com os objetivos plasmados na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável”.

Dá conta o município, que este projeto da Junta de Freguesia de Caldelas em 2019, “visa a promoção de um envelhecimento saudável e ativo, por via da dinamização de atividades de promoção do bem-estar físico, cognitivo e emocional, prevenindo a solidão e o isolamento social e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 50 anos”.

São destacadas iniciativas como os ateliers “Palavras à Solta”, “Trapos e Farrapos”, um atelier de pintura, bordados e crochet, e aulas de pilates, música e judo, que abrangem 68 idosos. Para além da resposta para a população sénior, é ainda destacada a oferta dirigida à população em geral, como os “Domingos Ativos” ou as “Aulas de Zumba”.

Face ao exposto, o executivo vimaranense vai deliberar este subsídio – que terá de ser também aprovado em assembleia municipal – para dar continuidade a este projeto, que é válido para doze meses, de 3 de maio de 2023 a 13 de maio de 2024.