Escuteiros das Taipas representados no Roverway 2024
Joana Gomes e João Martinho, Caminheiros do Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) das Taipas, partiram na madrugada deste sábado, com destino à Noruega, onde se realizará a sétima edição do Roverway.
Os dois elementos do Agrupamento taipense vão integrar a Equipa Internacional de Serviço (IST- International Service Team) que, entre 22 de julho e 2 de agosto, apoiará em campo e nas atividades a realizar, os cerca de 5.500 escuteiros esperados, com idades compreendidas entre os 16 e os 22 anos, oriundos das mais diversas partes do mundo.
Este Jamboree Internacional, organizado pelos Guias e Escoteiros da Noruega , vai começar com os participantes divididos por 61 locais diferentes da Noruega onde participarão em diversas atividades. Serão todos acolhidos a 27 de julho, na cidade de Stavanger, de onde seguirão para Lundsneset para a Cerimónia de Abertura. Os dias seguintes serão dedicados à participação em diversos programas educacionais e atividades ao ar livre para promover a paz, a sustentabilidade, o intercâmbio intercultural e técnicas de liderança. A 2 de agosto os participantes regressarão aos seus países de origem.
O contingente português para esta atividade internacional é formado por 335 elementos oriundos de todo o território nacional. Do Núcleo do CNE de Guimarães, seguem Joana Gomes e João Martinho (Taipas), e, ao que conseguimos saber, também Gonçalo Araújo (Nespereira) e Ana Cláudia Silva (S. Torcato).
As edições anteriores da Roverway realizaram-se em Portugal (2003), Itália (2006), Islândia (2009), Finlândia (2012), França (2016) e Países Baixos (2018). “A Norte do Comum”, é o lema da edição deste ano.