28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Escolas das Taipas receberam bandeira verde como galardão do Eco-Escolas

Paulo Dumas
Sociedade \ quinta-feira, outubro 04, 2018
© Direitos reservados
As escolas das Taipas - as do agrupamento e a Secundária, receberam hoje em Pombal a bandeira verde que irão hastear durante este ano letivo. Este é um galardão entregue pelos feitos alcançados ao abrigo do projeto Eco-Escolas.

Mais uma vez, todas as escolas do ensino básico e secundário irão receber uma bandeira verde, como forma de premiar o trabalho desenvolvido no último ano letivo, no que respeita à educação ambiental. A cerimónia de entrega das bandeiras verdes aconteceu esta quinta-feira, 4 de outubro, em Pombal. Do Agrupamento de Escolas das Taipas, também a escola EB1/JI de Longos irá receber o prémio.

A escola EB 2,3 de Caldas das Taipas é das escolas que há mais há tem içada à entrada a bandeira que indica que neste estabelecimento escolar há um conjunto de procedimentos que se tomam e atividades que se desenvolvem, no sentido de capacitar os alunos e a comunidade escolar para a necessidade de adotar medidas, no dia a dia, que não prejudiquem o meio ambiente.

Durante os três períodos letivos alunos e professores estiveram envolvidos em dezenas de atividades. O plano de ação do Eco-Escolas interage muitas vezes com outro programa, o Pegadas, que foi criado em maio de 2015 pela autarquia vimaranense, com o objetivo de promover a educação e sensibilização da comunidade educativa para a defesa do ambiente e para as políticas de desenvolvimento eco-sustentável.

As escolas das Taipas irão assim juntar-se às mais 1500 escolas de todo o país que aderiram ao programa Eco-Escolas. Ao todo, este programa junta cerca de 90 mil alunos e 3 milhares de professores que se juntam ao programa, que em Portugal é gerido pela Associação Bandeira Azul da Europa, a mesma entidade que promove também o Programa Bandeira Azul, nas praias portuguesas. O Eco-Escolas faz parte de um projeto a nível global, promovido pela Fundação para a Educação Ambiental.