29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ernesto Machado assume novo mandato do Núcleo de Escuteiros de Guimarães

Redação
Sociedade \ segunda-feira, outubro 12, 2020
© Direitos reservados
Tomada de posse da equipa liderada por Ernesto Machado decorreu esta sexta-feira, no auditório da Universidade do Minho, sob o lema “Renova-te”.

Na passada sexta-feira, dia 9 de outubro, Ernesto Machado reafirmou-se enquanto Chefe de Escuteiros do Núcleo de Guimarães e tomou posse para o triénio 2020/23, num evento que decorreu no auditório da Universidade do Minho.

Uma cerimónia que assinalou a abertura de um novo ciclo no Núcleo de Escuteiros de Guimarães através do projeto “Ser raízes”, sem descurar as medidas de higiene e segurança. Ernesto Machado tomou posse sob o lema “Renova-te”, que dá sentido ao contexto que se tem vivido, de pandemia, e através do qual revelou as suas metas de fazer o Núcleo continuar a crescer, “florescer e frutificar”.

“É impossível que alguém cresça se não tiver raízes fortes que o ajudem a estar bem preso e agarrado à terra. Será nessas raízes que vamos florescer e frutificar toda a ação”, destacou o Chefe do Núcleo, a mensagem do Papa Francisco como mote para este novo mandato assente na relação com as raízes, a natureza e a humanidade. Além disso, Ernesto Machado, assume ainda a continuidade de um papel formativo e pedagógico, “sempre com vontade em servir a comunidade”, sem esquecer os jovens que para si “serão sempre parte importante do processo” e declara o compromisso com as questões ambientais através de “uma participação ativa e permanente num território mais verde”.

Domingos Bragança agradeceu a cooperação dos escuteiros, e salientou a “importância de manter a colaboração e a estreita cooperação com as instituições e a comunidade”. “Todas as gerações estão convocadas para projetar o futuro com enorme esperança. Não vale a apena estar nas redes sociais a atirar a responsabilidade para os outros. Estamos num contexto global onde temos de despertar a generosidade, para todas as gerações dos mais jovens aos mais velhos e desejamos que as instituições sejam fortes para ajudar a população que mais precisa”, acrescentou Domingos Bragança.

A cerimónia da tomada de posse ficou marcada ainda pela passagem de testemunho do Padre Samuel Vilas Boas ao Padre Leonel Cunha, que passa a ser o novo Assistente de Núcleo. O Chefe de Núcleo, Ernesto Machado, será acompanhado na sua equipa por Sérgio Lemos, Porfírio Faria, Porfírio Mendes, Carla Azevedo, Silvina Oliveira e Padre Leonel Cunha.