26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Encontro de Autocaravanas não se realiza nas Taipas

Manuel António Silva
Freguesias \ quinta-feira, março 21, 2019
© Direitos reservados
Seria a sétima edição do Encontro de Autocaravanas nas Taipas. Contudo, um desentendimento relativamente ao local da sua realização, levou Aires Marques a abandonar a ideia.

O Encontro de Autocaravanas nas Taipas, iniciativa que se tem realizado na vila taipense de há seis anos a esta parte, tem tido em Aires Marques o seu principal impulsionador e o recinto da Feira Semanal como local de acolhimento para os já cerca de duas centenas de autocaravanistas que se fazem deslocar, dos mais variados pontos do país.

Contudo, este ano, ao que tudo indica, a sua sétima edição não se vai realizar. Aires Marques não conseguiu que a Junta de Freguesia autorizasse a sua realização no local habitual e, a alternativa apresentada – Parque de Campismo e Parque de Lazer da Praia Seca (caso fique pronto atempadamente) - segundo Aires Marques, “não reúne condições para receber todos os autocaravanistas que se deslocam às Taipas.”

Com esta decisão, para o principal impulsionador desta iniciativa, “quem fica a perder é a vila das Taipas. Vinha cá gente de todo o país, para um fim-de-semana de convívio e que acabava, também por visitar alguns dos locais mais emblemáticos das Taipas, como as Termas e os  Banhos Velhos. O comércio local também acabava por usufruir um pouco desse movimento, principalmente a parte da restauração. Já o ano passado a Junta de Freguesia queria que o Encontro fosse no Parque de Campismo mas aquilo não tem condições. Este ano, depois de uma primeira reunião, chamaram-me lá e o presidente disse-me diretamente que não havia autorização para fazer no Recinto da Feira.”

Contatado pelo Reflexo, Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, dá conta que “o posicionamento da Junta de Freguesia tem sido o mesmo que noutras circunstâncias relativamente à utilização do recinto da Feira Semanal para este tipo de eventos. Temos tido muitas reclamações e a nosso objetivo é tentar encontrar alternativas. Ao Sr. Aires Marques propusemos o mesmo que, por exemplo, ao Moto Clube das Taipas. Ou seja: caso o novo Parque de Lazer da Praia Seca fique pronto em tempo útil para a realização da Concentração, ela realizar-se-á nesse novo espaço. Não estando pronto, a Concentração será realizada no local habitual do recinto da Feira Semanal. No caso das autocaravanas a nossa abordagem foi precisamente a mesma mas, o Sr. Aires Marques foi intransigente e não aceitou essa possibilidade”.