20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Elisabete Matos assume Direção Artística do Teatro nacional de São Carlos

Redação
Cultura \ segunda-feira, setembro 02, 2019
© Direitos reservados
Sucedendo no cargo a Patrick Dickie, a soprano taipense assumirá a Direção Artística do Teatro Nacional de São Carlos, a partir do dia 1 de outubro.

A notícia foi tornada pública através de comunicação do Ministério da Cultura durante a manhã de segunda-feira, 2 setembro. Elisabete Matos assumirá a direção do Teatro Nacional de São Carlos, uma casa que conhece bem por dentro e onde já atuou por diversas vezes.

A cantora lírica taipense encontra-se na cidade de Oviedo, no norte de Espanha, onde está a preparar a ópera "O Crepúsculo dos Deuses", do compositor alemão Richard Wagner, que será apresentada nos dias 10, 14, 17 e 21 de setembro.

Em mais de 25 anos de carreira internacional, a cantora lírica Elisabete Matos atuou nos principais palcos mundiais e recebeu um infindável número de distinções. Destaque-se o Grammy Award recebido em 2000, fruto da gravação do papel titular de La Dolores, de Bretón, com Plácido Domingo.

Elisabete Matos recebeu ainda a condecoração de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, e de Grã-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, concedidas pela Presidência da República.

Elisabete Matos nasceu na vila das Taipas, da qual é cidadã honorário, e realizou o seu percurso académico de canto e violino no Conservatório de Música de Braga. Continuou o seu percurso académico em Espanha.

Nós últimos dois anos, em 2019 e 2018,assumiu a Direção Artística do Festival Internacional de Música Religiosa, evento promovido pela Câmara Municipal de Guimarães.

Uma carreira preenchida de sucesso e reconhecimento que lhe vale, agora, a nomeação do Ministério da Cultura, para o cargo de Diretora Artística do Teatro Nacional de São Carlos.