19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Eclipse lunar e a casa de 'Ausci' são temas da 13.ª edição da Citânia Viva

Paulo Dumas
Freguesias \ quarta-feira, julho 25, 2018
© Direitos reservados
O sítio da antiga ocupação castreja recebe no próximo fim de semana de 27 e 28 de julho mais uma edição da Citânia Viva, evento de encenação histórica que a Casa do Povo de Briteiros tem vindo a realizar anualmente na Citânia.

O programa acontece sempre ao final dos dois dias, sendo que na sexta-feira 27 é aguardado o eclipse lunar previsto para esse dia. Este episódio acabou mesmo por servir de pretexto para adotar o tema da veneração astral, que era uma prática comum associada aos povos castrejos.

Às 19.30 horas partirá uma caminhada do Museu da Cultura Castreja, instalado no Solar da Ponte, em S. Salvador de Briteiros. O percurso recupera o trajeto que o arqueólogo Francisco Martins Sarmento fazia, desde a sua residência até ao sítio de estudo.

Já no cimo do monte, junto à antiga acrópole do povoado, será feito um ritual à Lua e irão iniciar-se as observações do eclipse lunar, a partir das 21.15 horas. Este fenómeno tem sido descrito como o mais longo eclipse lunar do século. Durante alguns instantes Lua ficará com tonalidades vermelhas. Também Marte irá estar mais brilhante.

No segundo dia, no sábado 28, o programa começa às 19 horas, junto à Casa da Receção. Pelas 20h, na acrópole da cidade proto-histórica, decorrerá o “Jantar Castrejo” em ambiente encenado e pontuado com animações de música e outras; o grupo “Shemoves”, fará apresentações de dança.

Pelas 21h30, decorrerá o espetáculo de teatro intitulado “Auscus”, junto à mais recente escavação efetuada no último mês na Citânia de Briteiros, onde foi estudada uma habitação familiar utilizada entre finais do séc. I a.C. e o séc. I d.C. e onde se identificou uma inscrição que se admite corresponda ao nome do que terá sido um proprietário da casa: Ausci.

A Citânia Viva é uma organizado pela Casa do Povo de Briteiros, com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento. Esta será a 13.ª edição e terá entrada gratuita.