23 outubro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Duas freguesias unem esforços para cuidar da Praia do Vaqueiro

Pedro C. Esteves
Sociedade \ sábado, julho 17, 2021
© Direitos reservados
Junta de Briteiros Santo Estevão e Donim e União das Freguesias de Souto Santa Maria, São Salvador e Gondomar estão a trabalhar em conjunto na manutenção da zona ribeirinha.

Ponto de encontro dos territórios das freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim e Souto Santa Maria, São Salvador e Gondomar, a Praia do Vaqueiro tem sido alvo de intervenções que visam capacitar aquele espaço ribeirinho com novas valências.

"Com a sua ilha coberta de areia branca para os banhos de sol, e as suas sombras para os piqueniques é um dos locais mais aprazíveis à beira rio para refrescar durante este Verão", informa a Junta de Freguesia de Briteiros Santo Estevão e Donim através de uma publicação na rede social Facebook.O potencial do local até já tinha sido destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães aquando de uma reunião do executivo descentralizada. Domingos Bragança acenava, em 2018, com a recuperação do lugar do Vaqueiro, na ligação entre Briteiros St.º Estevão e Souto St.ª Maria, "tratando-se de um local aprazível e que poderá tornar-se numa excelente praia fluvial", lê-se na ata da reunião que teve lugar em maio desse ano.

Esta empreitada surge numa altura em que os vimaranenses têm aproveitado as zonas banhadas pelo Ave para fugir às temperaturas elevadas. Segundo a Junta de Briteiros, este espaço "dispõe de um extenso areal para banhos de sol e zonas arborizadas ideais para piqueniques, sendo o ponto de encontro para residentes e visitantes nos meses mais quentes do ano".