20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Donim: Requalificação do Largo da Devesa concluída

Carolina Pereira
Freguesias \ quinta-feira, abril 07, 2022
© Direitos reservados
O Largo da Devesa foi palco da segunda festa mais importante de Donim, até a degradação da capela o impedir. Hoje, o espaço de referência para a freguesia está requalificado.

Donim vê, ao final de um ano, a obra do Largo da Devesa terminada. A obra na capela que foi levada a cabo pela Comissão Fabriqueira da Paróquia de Donim e pela União de Freguesias iniciou nos primórdios de abril de 2021.

Os trabalhos abrangeram a rua do Paço, a rua de Santo Amaro, a rua do Carvalhal e a rua Bouça da Devesa no âmbito de uma intervenção ao "nível das águas pluviais e da repavimentação", bem como da "alteração urbanística" alusiva à requalificação da capela em honra dos santos populares, bem como da integração do edifício com o largo, de onde se destacam a construção de muro e bancos em pedra, criação de canteiro, colocação de iluminação e a recuperação do Cruzeiro original.

Para a comunidade este era um local de referência, já que foi um espaço onde se festejava o São João, outrora a segunda festa mais importante de Donim, que entretanto esmoreceu, com a consequente degradação da capela.