26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Dia Mundial da Proteção Civil assinalado com portas abertas nos quartéis dos bombeiros

Paulo Dumas
Sociedade \ quinta-feira, fevereiro 28, 2019
© Direitos reservados
Esta sexta-feira, 1 de março, assinala-se o Dia Mundial da Proteção Civil. Em Guimarães está previsto um dia de portas abertas nos quartéis das corporações dos bombeiros (Guimarães e Caldas das Taipas), com a mobilização e presença dos restantes agentes da Proteção Civil, nomeadamente PSP, GNR e Polícia Municipal.

O Dia Mundial da Proteção Civil celebra-se anualmente a 01 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição daOrganização Internacional de Proteção Civil (OIPC). O objetivo é chamar a atenção para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra, “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

A vereadora municipal da Proteção Civil, Sofia Ferreira, irá efetuar visitas aos dois quartéis de bombeiros do concelho. Pelas 9h30 passará pela corporação de Guimarães e pelas 10h30 espera-se a sua visita nas instalações dos bombeiros das Taipas.