29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Dar Vida à Vila não se realiza em 2019

Manuel António Silva
Freguesias \ segunda-feira, setembro 16, 2019
© Direitos reservados
Comissão de Festas Dar Vida à Vila e Junta de Freguesia de Caldelas acordaram no sentido deste ano não se realizar a iniciativa “Dar Vida à Vila”.

Uma iniciativa que se vinha a realizar durante os últimos anos e que cumpriu já cinco edições de realização ininterrupta.

Nela eram envolvidas as associações da vila das taipas e o comércio local, com iniciativas de animação de rua e de dinamização do comércio com descontos e promoções nas lojas e entidades parceiras.

Um desfile de moda era o culminar e, habitualmente, o ponto alto desta iniciativa.

“Atingida a fase de consolidação e maturação, entendemos que é momento de abrir um período de reflexão com os parceiros, as associações e os patrocinadores envolvidos, para que se promovam novas experiências junto da população e se divulgue o trabalho do tecido associativo, envolvendo e dinamizando o comércio local”, é a breve nota publicada na página do facebook da Comissão de Festas Dar Vida à Vila sobre a não realização do evento deste ano.

Na mesma nota fica a garantia de que a iniciativa se irá realizar em 2020.

Em maio último, o município de Guimarães revelou os apoios a conceder para a realização de atividades culturais e recreativas no segundo semestre de 2019, ao abrigo do Registo Municipal de Entidades Culturais, Artísticas, Recreativas e Humanitárias do Concelho de Guimarães dos quais constavam 5.750 euros para a organização da Vila Natal, iniciativa promovida pela mesma entidade que, nessa altura, já havia decidido não realizar a Dar Vida à Vila e, por isso, não apresentou qualquer candidatura à obtenção de apoio municipal.

A Comissão de Festas Dar Vida à Vila aponta ainda que promoverá “em conjunto com os parceiros (Associações, Comerciantes e Patrocinadores)  uma avaliação sobre todos os aspetos relevantes da iniciativa designadamente o formato, a data, os critérios de participação, o orçamento disponível entre outros” e que, entretanto, continuarão a empenhar-se na realização de outras iniciativas como a Vila Natal e Festas de S. Pedro 2020.