28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Dar Vida à Vila este sábado nas Taipas

Redação
Freguesias \ sexta-feira, setembro 14, 2018
© Direitos reservados
A quinta edição da mostra Dar Vida à Vila está marcada para este sábado, 15 de setembro, com um dia de programa preenchido, com o objetivo de dar visibilidade às casas do comércio tradicional de Caldas das Taipas, transformando o centro da vila numa enorme montra ao ar livre.

Além do comércio, também as associações são chamadas a dar mostra das suas principais atividades. Desta forma, a Avenida da República estará transformada na avenida das associações.

Ao contrário das edições anteriores, o programa estará concentrado num único dia. De acordo com a organização do evento, entregue à Comissão de Festas “Dar Vida à Vila”, a eliminação da noite de sexta-feira está relacionada com a redução da adesão e por questões de logística. De acordo com a mesma fonte, a animação de rua com exceção do centro da vila, comportava algumas dificuldades nessa altura da noite. Também os logístas ofereciam alguma relutância em manter as lojas abertas até tarde, pelo que se decidiu pela contração do programa num único dia, no sábado.

O programa terá início pelas primeiras horas do dia, com o designado Sábado Louco. As lojas aderentes à iniciativa terão campanhas especiais, com descontos nos seus produtos.

Na Avenida da República, onde decorrem as atividades que fazem parte do programa, haverá demonstrações de música e dança, artistas itinerantes, pinturas faciais e exercícios de treino com cães.

Pela mesma altura, instalam-se no mesmo local as associações taipenses, também com demonstrações das suas atividades, que por ali ficarão durante todo o dia. Esta é a forma encontrada pelos promotores para dar a conhecer as ações desenvolvidas no seio das associações da vila.

Do programa fazem parte a concentração e desfile de charretes. O desfile partirá do recinto da feira, percorrendo de seguida as ruas da vila. Durante a tarde decorrerá um outro desfile, desta feita de viaturas clássicas.

À semelhança do que aconteceu nas quatro edições anteriores, a mostra Dar Vida à Vila terminará com o desfile de modelos apresentados por várias lojas de pronto a vestir da vila.

De acordo com a organização, toda a logística necessária à realização do evento é assegurada por dezenas de voluntários.

Durante todo o dia de sábado o trânsito automóvel estará interdito na parte poente da Avenida da República.