Covid-19: unidade de rastreio de Guimarães começa a funcionar este sábado
Na fase final de montagem, esta estrutura foi operacionalizada em articulação entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Administração Regional de Saúde do Norte e UNILABS e numa primeira fase terá a capacidade de realização de uma centena de testes por dia aos utentes referidos anteriormente.
Numa segunda fase será criada uma linha de contacto pela UNILABS aberta à comunidade com o intuito de agendar novos testes. A prioridade é o rastreio a todos os utentes de lares de idosos e cuidadores, no sentido de minimizar a propagação do vírus. Caso seja necessário o município assumirá os custos financeiros do rastreio.
Noutro âmbito, a Rede de Apoio Social de Emergência criada pela Câmara Municipal de Guimarães conta já com a inscrição de mais de duas centenas de pessoas da sociedade civil inscritas enquanto voluntárias para prestar auxílio a pessoas em maior vulnerabilidade.
A Rede de Apoio Social de Emergência é gerida pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Cruz Vermelha Portuguesa, tendo como parceiros a Fraternidade de Nuno Álvares, o Corpo Nacional de Escutas, a Casa da Juventude, os White Angels, bem como outros grupos de apoio informais.