Covid-19: transportes públicos gratuitos e serviço essencial garantido
Havendo a necessidade de manter a continuidade de um serviço público de transporte essencial de passageiros, mesmo num cenário de calamidade, tal como se verificava durante o Estado de Emergência, o município assumiu os encargos junto das empresas Transurbanos de Guimarães, Arriva Portugal e Transdev Norte. Assim sendo, os utentes estão dispensados de validar as viagens realizadas.
A partir de ontem, segunda-feira, a empresa Rodoviária D´Entre Douro e Minho S.A. passou a integrar a rede de transportes em Guimarães para dar resposta à população numa fase de retoma à normalidade, nomeadamente com o regresso às aulas presenciais dos alunos do 11º e 12º ano.
Em junho será implementado um novo plano complementar para os transportes públicos, plano esse que está a ser estudado pela Câmara Municipal de Guimarães enquanto Autoridade de Transportes.
Segundo o município será procurada a “estabilização de uma oferta regular e o restabelecimento da venda e validação dos títulos de transporte, ciente que a atual procura é manifestamente insuficiente para a sustentabilidade do serviço público”.