27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Conheça os pormenores dos projectos apresentados pela Taipas Termal

Redação
Sociedade \ segunda-feira, junho 13, 2011
© Direitos reservados
Foram apresentados recentemente os projectos que a Taipas Termal tem em carteira para intervenções de fundo em grande parte do seu património.

De todos, aquele que parece já ter reunidas as condições para avançar num curto espaço de tempo e que se insere no Mapa 2012 da Capital Europeia da Cultura, é o de arranjo da zona envolvente aos Banhos Velhos, orçado em cerca de 170 mil euros.

Os restantes, de maior envergadura, estarão dependentes de apoios comunitários a que a cooperativa termal se irá candidatar.

 

Largo Frei Cristóvão dos Reis e envolvente

No âmbito do Mapa 2012 a zona envolvente aos Banhos Velhos será objecto de requalificação. Com este projecto pretende-se ligar as pontas soltas deste edifício, recuperado o ano passado, com os Banhos Novos e Avenida República. É também pretendido dar o mote para uma linguagem paisagística comum na ligação que será feita ao Parque de Lazer, via Viela do Canto. Esta Obra orçada em cerca de 170 mil euros incidirá sobre a Rua Dr. Alfredo Fernandes, Largo Frei Cristóvão dos Reis, Travessa dos Banhos Velhos, Viela do Canto e Jardim da Almada da Avenida da República. O Largo da Pensão Vilas aguardará conclusão das obras previstas naquele edifício, para assim concluir o enquadramento daquela zona.

 

Banhos Novos

Nascerá um novo edifício autónomo na retaguarda do existente que compreenderá uma ampla zona de acolhimento e recepção, um ginásio de recuperação de dimensões superiores ao existente, boxes de electroterapia para os tratamentos e uma nova piscina dedicada à hidroterapia, com os respectivos balneários.

 

Piscinas

Nascerá um equipamento coberto contíguo à Alameda Rosas Guimarães e paralelamente a este manter-se-á o espelho de água exterior existente, modernizando-o e introduzindo inovações temáticas. Na zona coberta serão construídas áreas complementares que incluam salas de aula, salas de fitness e balneários de apoio às piscinas cobertas e descobertas. Esta zona albergará uma piscina com dimensões semi-olímpicas e uma outra adequada à aprendizagem da natação e hidroginástica. Está também previsto a criação de uma cafetaria e restauração com esplanada virada para o cunho que dista entre as piscinas e o Príncipe Parque.

 

Polidesportivo

O Actual ringue dará lugar a um polidesportivo onde se instalarão equipamentos de apoio às actividades desportivas no recinto, mas também no Parque de Lazer (balneários, wc´s, arrecadação de materiais desportivos e outros). Será também dedicado um espaça à prática da Petanca. O polidesportivo será coberta com uma estrutura abobadada que permitirá a prática desportiva durante todo o ano.