23 maio 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Coligação critica falta de bandeiras azuis no concelho

Pedro C. Esteves
Sociedade \ quarta-feira, maio 19, 2021
© Direitos reservados
Assunto foi debatido na última reunião de câmara. Sofia Ferreira acenou com as ecovias do Selho e Ave, que vão "potenciar" futuras praias fluviais.

A Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras, não vai brandir em nenhum espaço ribeirinho do concelho. Isto porque Guimarães “não tem nenhuma praia classificada”, alertou, na última reunião de câmara, Bruno Fernandes. “A Praia Seca das Taipas nem sequer está classificada pela APA como praia fluvial, não podendo ser candidata a este programa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)”, exemplificou o vereador.

O também candidato à Câmara Municipal de Guimarães acenou com este exemplo taipense para comparar a realidade do concelho com o de outros municípios vizinhos: “Tivemos novamente Adufe [no rol de 372 praias galardoadas] e a novidade, a Praia Fluvial de Queimadela, em Fafe. E Guimarães, que tem em marcha a ambição de ser Capital Verde Europeia, nem sequer uma praia classificada tem”. O social-democrata vê nesta situação a “prova que se aposta muito na aparência e pouco na substância”.

A vereadora com o pelouro do ambiente, Sofia Ferreira, vê nas acusações de Bruno Fernandes “uma tentativa de desvalorizar o trabalho do município e dos vimaranenses”. “Não é justo nem correto”, disse.

“O compromisso que temos com a sustentabilidade ambiental que tem sido desenvolvido é muito importante e é uma evidência”, adiu a vereadora. À margem da reunião de vereação, Sofia Ferreira lembrou o reconhecimento do trabalho realizado por parte de entidades nacionais e internacionais – o Prémio Nacional de Sustentabilidade, atribuído pelo Jornal de Negócios, por exemplo – e a “implantação das Ecovias do Ave e do Selho”. “Em ambas estão identificados locais onde possam ser potenciadas praias fluviais. Há esse trabalho no terreno”, reiterou.

 

Com Bruno Ferreira