
Clube das Taipas vence Open Internacional de Petanca
O Centro Recreativo e Cultural de Briteiros foi, no sábado, palco da sexta edição do Open Internacional de Petanca, reunindo 82 equipas oriundas de Espanha, França e várias localidades portuguesas. Arbitrado por Nélson Gonçalves e Rolando Martins, o torneio voltou a afirmar-se como um dos momentos altos da modalidade em Portugal.
A prova, que teve lugar nas instalações do CRC de Briteiros, distribuiu as equipas por três quadros competitivos: principal, secundário (consolação) e complementar. O formato envolveu fase de grupos e uma eliminatória inicial para apurar as tripletas mais fortes para cada uma das fases.
Na competição principal, o destaque foi para a formação do Clube de Petanca das Taipas — Adão Batista, José Rocha e José Costa — que conquistou o 1.º lugar, impondo-se a duas equipas de Vigo, que completaram o pódio.
Já na fase secundária, a vitória pertenceu a uma equipa inédita na história da competição: o trio formado por Vieira Machado (Casa do Pessoal da RTP) e pelos franceses Maria Cardoso e Patrick Lavet (Club du Pavé, Thiers, Clermont-Ferrand). Trata-se da primeira vitória de uma formação radiotelevisiva nos seus oito anos consecutivos de participação em torneios federados de petanca.
A prova complementar terminou com a vitória repartida entre duas equipas galegas de Vigo.
Este torneio só foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia e de vários patrocinadores locais, numa organização que voltou a colocar Briteiros no mapa internacional da petanca.