10 maio 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Citânia de Briteiros viaja até ao centro de Braga

Redação
Cultura \ sexta-feira, maio 09, 2025
© Direitos reservados
Citânia de Briteiros integra exposição “Bracara Augusta. 2040 anos de História”, em Braga, até 25 de maio. Mostra evoca castros dos Bracari e Cultura Castreja na criação da identidade da cidade.

Citânia de Briteiros integra exposição “Bracara Augusta. 2040 anos de História”, no âmbito do programa da Braga Romana 2025, até 25 de maio. A mostra promovida pelo Município de Braga e realizada pela Unidade de ArqueologiaUniversidade do Minho, em colaboração com a Sociedade Martins Sarmento e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a exposição destaca os 2040 anos de história de Bracara Augusta.

A Citânia de Briteiros surge nesta mostra como contextualização da época que antecedeu a fundação da cidade romana, os castros dos Bracari, as muralhas e as pedras formosas, numa evocação da Cultura Castreja. Retrata-se, desta forma, uma época em que o povoamento da região se caracterizava por vários castros nas elevações e pela centralidade de povoados maiores, como Briteiros.

A exposição pode ser visitada 24 horas por dia, no largo fronteiro ao Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, até ao dia 25 de maio.