25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Cinco candidatos à eleição do diretor da Escola Secundária de Caldas das Taipas

Redação
Sociedade \ quinta-feira, abril 25, 2019
© Direitos reservados
Decorre o processo eleitoral na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) para a eleição do diretor para os próximos quatro anos letivos. Entre 20 e 22 de maio, a comunidade educativa saberá o nome do próximo diretor desta escola.

Depois de dois anos letivos com uma gestão provisória, tendo a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares nomeado duas Comissões Administrativas Provisórias (CAP), neste momento, essa instabilidade será ultrapassada com a eleição de um novo diretor.

Tudo aponta para que essa eleição seja entre Agostinho Guedes (atual presidente da CAP), Amadeu Faria, Celso Lima, Humberto Campos e João Pinto. Após o cumprimento das etapas previstas na legislação, a primeira votação está marcada para o dia 20 de maio. Caso nenhum candidato consiga obter a maioria absoluta do Conselho Geral, constituído por 15 elementos, está já marcada uma segunda votação para o dia 22 do mesmo mês. Aqui, a eleição será entre os dois candidatos mais votados da primeira votação.

A ESCT, desde a sua abertura, em 1987/88, até ao ano letivo de 1997/98, teve à sua frente o professor Telmo Machado Terroso. A partir do ano letivo seguinte, 1998/99, assumiu a liderança da escola o professor José Augusto Araújo. Este docente viria a terminar o seu último mandato no ano letivo de 2016/17. No entanto, face à não eleição de um novo diretor em 2017/18, José Augusto Araújo viria a aceitar a liderança de uma Comissão Administrativa Provisória nesse ano letivo. No presente ano letivo, face à ausência de candidatos ao cargo de diretor, Agostinho Guedes foi designado pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares para presidir a uma nova CAP, por um período de um ano.