27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Centro Social das Taipas recebe 35 mil euros de apoios municipais em 2023

Tiago Dias
Sociedade \ sexta-feira, setembro 15, 2023
© Direitos reservados
Instituição recebera oito mil euros em 2022. Câmara adianta que instituições com subsídios de maior relevo visam “obras de eficiência energética” ou alargamento para creches.

O Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa – Centro Social das Taipas vai receber 35 mil euros de subsídio no âmbito da atribuição de subsídios às instituições de solidariedade social do concelho de Guimarães pela Câmara Municipal para 2023. A verba mais do quadruplica o valor atribuído em 2022 – oito mil euros.

Outras instituições na área norte do concelho reúnem apoios dessa magnitude: a cooperativa Castreja recebe 45 mil euros, o Centro Social Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar 36 mil euros, a Casa do Povo de Briteiros angaria 30 mil euros, o Centro Social Padre José das Neves Machado recebe 28 mil euros e a Braços d’Afetos, em Longos, 18 mil euros.

Os subsídios da Câmara a instituições de solidariedade social distribuem-se por 104 entidades e ascendem, em 2023, a 1,748 milhões de euros, valor que perfaz um aumento de 13,3% face a 2022 (1,505 milhões de euros). Cada entidade recebe, em média, 16.800 euros.

Os subsídios de “maior relevo”, escreve a Câmara Municipal na proposta discutida, votada e aprovada na reunião quinzenal de quinta-feira, apoiam “obras que visam a promoção e garantia da eficiência energética”, “projetos de inovação social e de apoio ao envelhecimento ativo”, “a intervenção concertada que Guimarães está a levar a cabo junto da população sem-abrigo” e a disponibilidade de mais lugares nas valências de berçário e de creche nas instituições do concelho.

A vereadora da coligação Juntos por Guimarães, Vânia Dias da Silva, questionou a Câmara Municipal acerca dos critérios que nortearam a atribuição dos vários subsídios às 104 entidades, sob pena de se interpretar que está a ser passado um “cheque em branco”.