26 janeiro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Capital Portuguesa da Cultura 25 abre portas este sábado

Redação
Cultura \ quarta-feira, janeiro 22, 2025
© Direitos reservados
Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no próximo sábado, dia 25 de janeiro, com um programa de abertura que se estende ao longo de todo o dia.

Mariza, Dino D'Santiago e Iolanda vão fazer parte da programação do evento, no momento “Abre a tua Porta”, que se vai localizar na Avenida Central de Braga. Todo o dia de sábado será preenchido com outras atividades que assinalarão o arranque oficial de Braga 25, capital Portuguesa da Cultura, conforme programa abaixo.

 

10:00-13:00: Porta do Comer – Ricardo Pacheco e Ana Teresa Correia (Local: Mercado Municipal de Braga) 

10:00-11:00: Arquivo de Porta Aberta (Local: Arquivo Municipal de Braga) 

10:00-20:00: Shopyard Open Studio (Local: Shopping Santa Cruz) 

11:00: Cerimónia de Abertura (Local: Theatro Circo, Sala Principal) 

12:00: Quimera (Local: Theatro Circo, Sala Principal) 

17:00: Grupo de Cantares de Mulheres do Minho & Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Local: Auditório Adelina Caravana) 

18:30: Kara-Lis Coverdale – Pipe Poetics (Local: Basílica dos Congregados) 

21:00: Abre a tua Porta – Espetáculo de Abertura (Local: Avenida Central)

Quatro dias depois, em Guimarães, entre 29 de janeiro e 01 de fevereiro vai decorrer o festival Square, que percorre todos os municípios do Quadrilátero Urbano (Braga, Barcelos, Guimarães, Vila Nova de Famalicão). A programação do festival cruza artistas emergentes de Portugal e dos países com costa Atlântica, pretendendo cimentar o potencial de criação e exportação do setor musical independente. Guimarães recebe-o logo no primeiro dia, com Skanderani, Jadsa, Arianna Caselas Y Kauê, comfort e King Kami & João Parente a atuarem em vários espaços da cidade, entre as 16h00 e as 20h00.

No verão, em 26 de julho, o festival Extremo vai decorrer em algumas das freguesias fronteiriças dos concelhos de Braga e de Guimarães.