Câmara Municipal limpou mais de 100 hectares em faixas de gestão de combustível
Este trabalho de limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível é obrigatória, tratando-se de um reforço das medidas de defesa da floresta contra incêndios, por forma a garantir a segurança e defesa de pessoas e bens, anuncia o município, que recorda que até 31 de maio, os proprietários de terrenos em espaços rurais devem proceder à limpeza e manutenção das faixas de gestão.
Em média, a Câmara Municipal de Guimarães faz a limpeza de 250hectares de terreno por ano, sendo que este ano tem dado especial atenção a freguesias decretadas pela Administração Interna e Ambiente e Ação Climática como prioritárias. São os casos da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia, Longos, Gonça e União de Freguesias Oleiros, Figueiredo e Leitões.
De acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI),o município identificou a necessidade de intervir na zona envolvente à capela de Nossa Senhora da Saúde, em Sande São Clemente.
O não cumprimento das ações de limpeza nos prazos afixados constituem contraordenações puníveis com coimas de 280 a 10 mil euros no caso de pessoas singulares e de 1600 a 120 mil euros, no caso de pessoas coletivas.