23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Câmara apoia com 42 mil euros iniciativas de Natal que ACIG promove no centro da cidade

Catarina Castro Abreu
Economia \ quinta-feira, dezembro 07, 2017
© Direitos reservados
O executivo vimaranense aprovou esta manhã dois apoios à Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) para a promoção de um projeto designado “Animação de Natal Guimarães 2017”, a realizar de 8 de dezembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018, no cento da cidade.

Na descrição da proposta, votada favoravelmente por unanimidade, a ACIG propõe iniciativas como “a instalação de um circo no Largo Condessa do Juncal: realização de espetáculos diários com várias sessões aos fins de semana; as sessões de circo são gratuitas para os Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo, Lares e Centros  de Dia”. Os comerciantes terão ao seu dispor bilhetes gratuitos para distribuição pelos clientes e às restantes pessoas será cobrado um valor simbólico, com fins solidários.

Propõe ainda animação de rua: várias vezes por dia, as ruas da cidade serão ser animadas por conjunto de figurantes acompanhados por músicos que interagirão com o público. Por sugestão da Câmara Municipal, a ACIG acede a incluir o Mercado Municipal na rota destas animações.

No Largo do Toural, já estão instalados uma casa do Pai Natal e um Presépio: na Casa do Pai Natal será possível às crianças e não só tirarem fotos temáticas com a colaboração de fotógrafos locais; a casa será construída em madeira e decorada com motivos natalícios; ao lado da Casa do Pai Natal será erguido um Presépio formado por várias figuras em tamanho real e adequadamente decoradas.

De acordo com o pedido remetido pela ACIG, o programa proposto destina-se a todos os vimaranenses e visitantes. Para além de um subsídio de 36.000,00 euros destinado a financiar as componentes de animação, a ACIG tem ainda um apoio de 6.268,98 euros para serviços municipais.