25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Caldelas participa na sessão de lançamento da próxima edição do Eco-Freguesias XXI

Paulo Dumas
Sociedade \ terça-feira, outubro 22, 2019
© Direitos reservados
Depois de em maio último Caldelas ter recebido pela primeira vez a Bandeira Verde do programa Eco-Freguesias XXI, a freguesia prepara já a participação na próxima edição do concurso.

A freguesia de Caldelas esteve representada no encontro que marcou o início dos trabalhos de preparação para a próxima edição do concurso Eco-Freguesias XXI. A representação taipense foi feita pelo secretário da Brigada Verde de Caldelas, José Fonseca.

O encontro decorreu em Cascais, entre os dias 17 e 20 de outubro, onde decorreu o Greenfest 2019. A sessão dinamizada  pela Associação Bandeira Azul Europa (ABAE), que coordena o Eco-Freguesias XXI, decorreu no último dia do programa.

A Junta de Caldelas anuncia já que irá inscrever novamente a freguesia na terceira edição do concurso. A autarquia aproveitou para anunciar algumas das ações que pretende desenvolver nos próximos meses.

As novidades passarão pela definição de percursos e itinerários e também em iniciativas de informação e participação pública.  A freguesia tenciona ainda inscrever-se na campanha Autarquias Sem Glifosato, dinamizada pela organização ambiental Quercus.

Para a edição de 2020-2021 do Eco-Freguesias XXI deverão ser feitos alguns ajustes, nomeadamente o aprofundamento da importância de alguns temas, do esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e divulgação de boas práticas de sustentabilidade local.

A freguesia de Caldelas recebeu o galardão de Eco-Freguesia XXI em 2019, tendo sido a melhor classificada a nível nacional. Um dos aspetos que concorre para esse estatuto é o trabalho desenvolvido nas escolas. Na sexta-feira, 18 de outubro, assinalou-se o Dia das Bandeiras Verdes em Guimarães. Na ocasião todas as escolas da vila receberam a sua Bandeira Verde.