04 setembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

CAAA inaugura três mostras:“E_I_MIGRAÇÃO”, “Impasse, Três Viagens” e “LX3D”

Sofia Rodrigues
Cultura \ quarta-feira, setembro 03, 2025
© Direitos reservados
CAAA inaugura no sábado, 6 de setembro, às 15h, três novas exposições: "E_I_MIGRAÇÃO", de Celeste Cerqueira, "Impasse, Três Viagens", pelo Núcleo Impasse, e "LX3D", de Edgar Pêra, de entrada gratuita.

O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) inaugura no próximo sábado, dia 6 de setembro, às 15h00, três novas exposições: "E_I_MIGRAÇÃO", de Celeste Cerqueira, "Impasse, Três Viagens", pelo Núcleo Impasse, e "LX3D", de Edgar Pêra, todas com entrada gratuita.

"E_I_MIGRAÇÃO", com curadoria de Paula Parente Pinto, apresenta uma seleção de trabalhos que refletem sobre as barreiras fronteiriças erguidas para conter os fluxos migratórios na Europa. Tendo como suporte materiais têxteis, "símbolos de fragilidade e conforto que se transformam em imagens de exclusão e violência, a obra de Celeste Cerqueira confronta o visitante com os aparatos da vigilância e as tensões entre proteção e medo", adianta a organização. A exposição integra ainda dois momentos paralelos entre 19 e 21 de setembro, no Performing the Archive, no Porto, e no dia 11 de outubro, no CAAA, com a apresentação da edição de artista e uma conversa com Celeste Cerqueira, Paula Parente Pinto e Joaquim Moreno.

Já "Impasse, Três Viagens", do Núcleo Impasse, com Carlos Fraga, Manuel Carvalho, Maria João Latas, Bruno Quelhas, Nicola D’Addario e Ana Duarte, revisita criticamente o livro "Arquitectura Popular em Portugal", publicado em 1961. "O coletivo recusa a nostalgia ou a mera atualização documental, propondo antes uma reflexão sobre as tensões que atravessam o território entre permanência e obsolescência, uso e museificação, anonimato e patrimonialização", reforça o CAAA em comunicado. No âmbito da exposição, terá ainda lugar uma conversa no dia 18 de outubro e uma viagem a Santo André no dia 25 de outubro.

Por sua vez, Edgar Pêra apresenta "LX3D", continuidade da exposição Lisbon Revisited, inaugurada no CAAA em 2017. "Se anteriormente a tridimensionalidade das imagens dependia de óculos anaglíficos, em LX3D esta experiência é oferecida diretamente ao olhar, sem recurso a artefactos externos, revelando uma Lisboa em múltiplas camadas de leitura e perceção", finaliza a organização.