Brito, a vila habitacional que se quer reaproximar do rio Ave
Última das nove freguesias vimaranenses a ostentar o título de vila, Brito tornou-se nos últimos anos uma comunidade com pendor habitacional, albergando 4.774 pessoas, segundo os mais recentes censos, realizados em 2021. A comemorar mais um ano da elevação a vila – deu-se em 19 de abril de 2001 –, Brito é um dos territórios do concelho atravessados pelo rio Ave, tendo na reaproximação ao mais importante curso de água vimaranense um dos seus desideratos futuros, à boleia da criação da Ecovia do Ave.
Com um clube que vai para a terceira presença consecutiva nos campeonatos nacionais de futebol, o Brito Sport Clube, a vila tem nas suas associações um veículo para a diversificação das suas atividades, com a promoção cultural em plano de destaque, sendo o edifício dos Espaços Criativos o palco para projetos como a Associação Cultural Astronauta ou para o Grupo Folclórico e Etnográfico de Brito.
Nos quase seis quilómetros quadrados da vila de Brito, uma das apostas recentes tem sido a criação de serviços de proximidade por forma a proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população, perseguindo-se o sonho de uma infraestrutura que dê maior dignidade à Junta de Freguesia e possa ser, ao mesmo tempo, uma casa das suas associações.
“A história conta que o povo de Brito é gente obreira. As gentes do presente têm preservado isso e sabem respeitar esse estatuto. Queremos trabalhar para afirmar a nossa vila, criando as melhores condições para continuar o seu crescimento”, dá conta Fátima Saldanha, presidente da Junta de Freguesia de Brito, eleita em 2013.