20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas irão receber formação pós-graduada na área da proteção civil

Paulo Dumas
Sociedade \ segunda-feira, fevereiro 11, 2019
© Direitos reservados
A ação de formação, reconhecida internacionalmente ao mais alto nível, será recebida nas instalações dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, entre os dias 22 e 24 de março. A realização desta formação é uma organização da corporação taipense.

A designada Medical Response to Major Incidents (MRMI) é uma formação diferenciada, que irá envolver todos os agentes do setor da Proteção Civil. Na prática, será testada a coordenação de um modelo de simulação avançada, envolvendo toda a cadeia de comando. Para os dias 5 e 9 está marcado um simulacro, que terá o Estádio Afonso Henrique como cenário.

A formação MRMI é certificada a nível internacional por entidades como European Society for Trauma and Emergency Sugery. A ação que se desenrolará nas Caldas das Taipas tem o reconhecimento da entidade que coordena este tipo de formações a nível europeu.

A ação de formação será desenvolvida por um grupo de formadores do Centro de Treino Internacional para Desastres sediado na Madeira (MIDTC). Esta é considerada uma escola de referência a nível internacional nas áreas do estudo das respostas a dar em situações de desastres de grandes dimensões.

A organização deste evento formativo cabe aos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas em colaboração com Madeira Internacional Disaster Training Center e conta já com parceiros como a Câmara Municipal de Guimarães, a Junta de Freguesia de Caldelas, o Hospital Senhora da Oliveira, o Vitória Sport Club, a Universidade do Minho e a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Inscrições podem ser efetuadas através do website www.bvtaipas.com