18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Bombeiros das Taipas sem disponibilidade para integrar o DECIR 2021

Bruno José Ferreira
Sociedade \ quinta-feira, abril 15, 2021
© Direitos reservados
Corporação taipense era a única do concelho de Guimarães que integrava o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas não irá integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do presente ano, algo que acontecerá pela primeira vez em dezoito anos.

Esta informação foi confirmada por Hermenegildo Abreu, Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Braga, que refere ao Reflexo que os Bombeiros das Taipas responderam negativamente à abordagem de planeamento do CDOS.

“Solicitámos informação junto dos corpos de bombeiros da disponibilidade deles de fazerem parte do dispositivo, num procedimento normal para fazer o planeamento. O corpo de Bombeiros das Taipas informou que, por agora, não tem disponibilidade”, dá conta Hermenegildo Abreu.

Segundo o Reflexo apurou, este facto já foi transmitido ao corpo ativo de bombeiros. O nosso jornal contactou o segundo-comandante dos Bombeiros das Taipas, atualmente à frente do Comando dos Bombeiros das Taipas devido ao facto de o comandante Rafael Silva se encontrar ausente por baixa médica.

Ernesto Soares refere tratar-se de um “assunto interno” dos bombeiros, não confirmando nem desmentindo a ausência dos Bombeiros das Taipas no DECIR deste ano. "Há procedimentos a ser tomados, trata-se de um assunto interno e por agora nem digo que é verdade nem que é mentira".

Os Bombeiros das Taipas têm sido a única corporação de bombeiros do concelho de Guimarães a integrar o DECIR, constituindo equipas de forma ininterrupta desde 2003. No ano passado, em 2020, foi mesmo a corporação que mais auxílio prestou por todo o distrito.