16 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Boas práticas de integração e igualdade valem prémio para a Câmara de Guimarães

Redação
Sociedade \ terça-feira, outubro 16, 2018
© Direitos reservados
A Câmara Municipal de Guimarães foi uma das cinco autarquias portuguesas distinguidas com o Prémio Viver em Igualdade 2018. A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para o próximo dia 24 de outubro, em Lisboa.

O Prémio Viver em Igualdade é entregue desde o ano de 2012 e parte de uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), integrada na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.

Paula Oliveira, vereadora municipal para a ação social, sustenta que existe um esforço para que os cidadãos tenham cada vez mais "condições para tomarem opções na sua vida pessoal e profissional, sem constrangimentos baseados em estereótipos".

A candidatura vimaranense esteve no meio de 24 outras candidaturas apresentadas, tendo esta sido a primeira vez que o município de Guimarães concorre a este prémio, que procura valorizar as boas práticas nos domínios da igualdade de género, cidadania e não discriminação.

Guimarães foi o único município distinguido a norte de Portugal. Matosinhos, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vila Verde receberam menções honrosas.

A Câmara Municipal de Guimarães instituiu em 2001 a figura da Conselheira Municipal para a Igualdade. Tem em implementação o Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021).

O Município de Guimarães receberá o Prémio Viver em Igualdade, na cerimónia de entrega agendada para o próximo dia 24 de outubro, em Lisboa.