Bloco de Esquerda apresenta propostas para o plano de atividades de 2021
A Comissão Coordenadora Concelhia de Guimarães do Bloco de Esquerda foi recebida pelo Município para conhecer as linhas gerais dos documentos previsionais e apresentar as suas propostas para o ano 2021. No plano, o partido refere como prioridades, os transportes públicos, a habitação, os apoios sociais e o ambiente.
No que à mobilidade diz respeito, o Bloco de Esquerda defende “o alargamento da rede de transportes públicos urbanos a preços tendencialmente gratuitos”, “uma política de ordenamento do território que privilegie a mobilidade pedonal, a ciclovia e as vias exclusivas para transportes públicos” e “o alargamento dos descontos nos passes no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART)”. Quanto à temática referente à habitação, o partido propõe “um programa municipal de arrendamento de habitações a preços acessíveis”, “reforço das verbas para apoios às pessoas mais afetadas pela crise” e “uma rede pública de creches, infantários e lares de idosos”.
Segundo o plano de atividades do próximo ano, entende o BE que a Câmara deve assegurar a limpeza das margens dos cursos de água e diligenciar “junto das entidades competentes a fiscalização e penalização dos poluidores”.
Estas são as propostas que refletem os compromissos assumidos pelo Bloco, liderado em Guimarães por Sónia Ribeiro, no programa eleitoral apresentado nas últimas eleições autárquicas, e que perspetivam a visão do partido quanto à melhoria das condições de vida da população.