22 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Benjamins são os mais recentes campeões de uma formação certificada

Bruno José Ferreira
Desporto \ segunda-feira, junho 12, 2023
© Direitos reservados
Num plantel com quinze meninos com 10 e 11 anos, a chave do sucesso, para lá da “muita qualidade” esteve no “empenho demonstrado”.

Nas duas últimas jornadas da Série G de Benjamins da AF Braga, os meninos do CC Taipas entraram em campo – frente ao Aldão e frente ao Berço – com direito a guarda de honra por parte dos adversários. O gesto de fair-play assinalou o facto de a equipa taipense entrar em campo já campeã distrital, fruto de “uma época espetacular”. Desde setembro, do início da época, venceram as duas fases apenas com duas derrotas, sendo que nesta segunda fase em catorze jogos somaram treze triunfos e apenas uma derrota.

“A sensação é muito boa para os miúdos, poder alcançar este título”, refere Paulo Azevedo, um dos técnicos da equipa. “Nestas idades os resultados não são o mais importante, é muito mais importante a formação deles e o desenvolvimento enquanto pessoas, o convívio que têm aqui e o saber estar em grupo. Mas, conseguindo-se isso com vitórias é sempre melhor”, destaca. Bruno Machado, que complementa a equipa técnica, acrescenta que “no segundo ano de trabalho com esta equipa é muito bom ganhar o título”.

Num plantel com quinze meninos com 10 e 11 anos, a chave do sucesso, para lá da “muita qualidade” esteve no “empenho demonstrado”. “Aparecem a todos os treinos, o que nem sempre acontece nestas idades. O ano passado chegámos a ter quatro ou cinco miúdos para treinar, mas este ano foi raro alguém faltar”, frisa Paulo Azevedo, que admite que desde cedo, ao ver a qualidade da equipa do CC Taipas e a prestação dos adversários, acreditou que seria “possível alcançar o primeiro lugar”. Já Bruno diz que este sucesso se deve a múltiplos fatores, “a qualidade dos miúdos, dos treinadores, a união que há aqui, a vontade, e mesmo o clube, que cumpriu com tudo o que foi acordado e deu todas as condições”.

Está tudo alinhavado para que na próxima temporada Paulo Azevedo e Bruno Machado possam continuar no clube, orientando esta equipa nos infantis, em futebol 9, de forma a dar sequência ao trabalho. A expetativa é que a maioria dos campeões possa ficar, mas há a convicção de que futuramente será difícil segurar alguns destes meninos. “Alguns miúdos duvido que o Taipas os segure, têm muita qualidade. Mas, ainda é cedo para perceber se vão dar alguma coisa”, atira Paulo Azevedo. “O caminho é, ainda longo, evoluíram muito esta temporada, e têm de continuar a evoluir”, finaliza.

Formação certificada pela Federação Portuguesa de Futebol

De resto, este foi o primeiro título alcançado coma formação do CC Taipas devidamente certificada pela Federação Portuguesa de Futebol como Centro Básico de Formação. Objetivo assumido pela direção de Bruno Ferreira, tendo já estado em cogitação anteriormente, este estatuto foi alcançado com Joel Costa a liderar o departamento de formação. Para já o CC Taipas obteve a classificação mais baixa, ainda assim uma classificação que obrigou a que o emblema verde e branco cumprisse vários requisitos e exigências, que quer melhorar nos próximos anos, de forma a aumentar esta classificação.