19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Banda Musical: “A elevar o seu nome e o das Taipas” há 188 anos

Bruno José Ferreira
Sociedade \ sábado, outubro 22, 2022
© Direitos reservados
Concerto no centro pastoral das Taipas foi o ponto alto das celebrações do aniversário da associação mais antiga da vila.

A Banda Musical de Caldas das Taipas assinalou este sábado o 188.º aniversário. As condições climatéricas não ajudaram a que o programa festivo fosse celebrado na plenitude, mas a batuta não deixou de se fazer soar, como, de resto, acontece então há 188 anos.

Na sede da Banda Musical das Taipas teve lugar o início das celebrações, com o habitual hastear das bandeiras, por intermédio de Paulo Lopes Silva, vereador com o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Guimarães, José Fonseca, membro do executivo da Junta de Freguesia de Caldelas e ainda Henrique Azevedo, presidente da Banda Musical de Caldas das Taipas.

Seguiu-se uma visita ao cemitério para homenagear os associados já falecidos, sendo que contrariamente ao que estava previsto, a deslocação para o centro pastoral não se fez em arruada, devido à chuva.

No centro pastoral teve lugar o ponto alto da comemoração, com a realização de um concerto da Banda Musical de Caldas das Taipas. Antes desse momento, o presidente da banda, Henrique Azevedo, relembrou que a Banda das Taipas trata-se de uma “instituição que se preza ser a mais antiga das Taipas e uma das mais antigas do concelho”.

No seu discurso, o atual líder da instituição frisou que ao longo destes 188 anos a banda tem vindo a “elevar o seu nome e o nome de Caldas das Taipas”, graças ao “empenho abnegado e apaixonado de muitos ao longo destes anos que deram a sua vida e suaram a camisola”.

As celebrações concluíram-se com uma missa, às 18 horas na Igreja Matriz de Caldelas.