18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Assembleia de Freguesia: “Moloques da avenida do parque não vão ficar ali”

José Henrique Cunha
Política \ sexta-feira, abril 21, 2023
© Direitos reservados
Luís Soares reiterou nesta sessão ordinária de Assembleia de Freguesia que os moloks pré-instalados no cimo da Alameda Rosas Guimarães não vão ficar aí instalados.

Ficamos ainda a saber que o executivo reuniu informação que sustenta técnica e juridicamente o objetivo de devolver a Viela do Canto à utilização pública. Foi ainda apresentado o projeto de arquitetura paisagista para o Parque de Lazer das Levadas.

 

Medalha de Honra da Freguesia para a Escola Básica das Taipas e Clube Caçadores das Taipas

Em consonância com o Regulamento de Condecorações da Freguesia de Caldelas, o qual legitima a Junta de Freguesia enquanto representante da freguesia para propor a atribuição de medalhas da freguesia em demonstração de gratidão e apreço institucionais às instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento e dignificação da vila de Caldas das Taipas.

No que toca à Escola Básica das Taipas a proposta do executivo reconhece que a “educação e o ensino, são um baluarte dos homens do amanhã e que as Escolas das Taipas são, reconhecidamente, um exemplo no Ensino.

A Escola Básica das Taipas, desde a abertura em 1973, no início Escola Preparatória de Raúl Brandão, que tem sido uma instituição de enorme relevo para todos os taipenses e sempre teve uma forte ligação com a comunidade envolvente, com as empresas – as cutelarias –, com as entidades desportivas e com todos nesta vila, de forma a fazer desta uma escola diferente. Que ao longo destes 50 anos de história, foi um importante referencial educativo e formativo, contribuindo para o progresso e o desenvolvimento

deste território onde está inserida e acompanhou as transformações da sociedade, conseguindo dar resposta à diversidade de públicos que a frequentam. É ainda referida a base humanista em que se valorizam a cidadania ativa, a inclusão cultural e social, a inclusão escolar, o desenvolvimento e a participação ativa dos elementos da comunidade educativa. Sedeada no princípio da igualdade de oportunidades de acesso à educação, escola para todos, constitui-se como um elevador social, especialmente importante para os alunos de meios social e culturalmente mais desfavorecidos”.

Quanto ao Clube Caçadores das Taipas, a proposta começa por sinalizar a comemoração do seu centenário em novembro de 2023 e relembra a atribuição da medalha de mérito da Freguesia no dia 22 de junho de 2017.

Destaca ainda que “é o Clube Desportivo de referência na Vila, o mais antigo da freguesia de Caldelas, o segundo mais antigo do concelho de Guimarães e o terceiro clube mais antigo da Associação de Futebol de Braga, sendo um dos nove clubes reconhecidos como “Sócio Honorário” da Associação de Futebol de Braga. Desde a sua fundação, em 1923, o Clube Caçadores das Taipas manteve atividade ininterrupta, contribuindo decisivamente para a promoção do desporto e da freguesia e das suas gentes, através da formação dos mais e menos jovens que por ação do clube se tornaram melhores cidadãos. O clube regista no seu palmarés diversos títulos, nos seus diferentes escalões etários, resultado da sua vertente competitiva, que muito honram esta Vila. Para além dos resultados desportivos, o Clube Caçadores das Taipas tem contribuído para a promoção da Vila de Caldas das Taipas em todo o país, porque onde joga o Clube, joga a Vila de Caldas das Taipas. Refere ainda que ao longo dos seus cem anos de existência muitos associados, diretores, atletas e trabalhadores engradeceram o património da instituição e da Vila e que, por esse motivo, também são merecedores desta homenagem. Finalmente, o ano de 2023, ano do centenário deve ficar na memória coletiva de todos e da comunidade, mas sobretudo como um ano de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e de estímulo para o futuro da instituição e dos desafios que se lhe colocam.”

A atribuição destas duas medalhas na celebração do próximo aniversário da elevação a vila de Caldas das Taipas, foram aprovadas por unanimidade.

 

Via do Avepark e Viela do Canto

A bancada do Partido Socialista enalteceu o papel do Avepark no desenvolvimento desta região e diz-se muito preocupado com a possibilidade da tão falada e prometida construção da via do Avepark não se concretizar. Reconhece as dificuldades e obstáculos ambientais, paisagísticos e de segurança rodoviária, mas entende haver condições para minimizar impactos e mantem total apoio à construção desta via, deixando críticas a coligação Juntos por Guimarães pela sua posição de constante critica esta obra que o PS consideram estruturante e essencial para o desenvolvimento do Parque Ciência e Tecnologia Avepark. A oposição rejeitou a critica dizendo que aquele parque já tem mais de 30 anos com o resultado prático que está à vista de todos, quando foi dito na altura que seriam necessário cerce de 15 anos para colocar aquele parque na senda do sucesso e deu ainda o exemplo das muitas empresas sediadas naquele local, fora do Avepark, que conseguiram ter sucesso não tendo sido necessária uma via dedicada. A coligação diz também não concordar com “um investimento de 50 milhões de euros para ganhar 8 minutos”. Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares, mostrou também preocupado com possibilidade da via não avançar, fazendo notar que a mesma faz falta e que o município perderá uma verba muito significativa que será com certeza desviada para outro investimento fora do concelho.

Em relação à Viela do Canto, caminho pedonal que separa a antiga “Casa dos Agrelos” e “Discoteca Serra”, que vai até a Ribeira da Canhota, é intenção da Junta de Freguesia devolvê-la ao domínio público dado entenderem que o acordado no contrato celebrado na década de 90 do século passado, entre a freguesia e o então novo proprietário, não terá sido cumprido e, tendo isso em conta, vão tentar anular o mesmo.