29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Parque das Levadas terá Skatepark, anfiteatro natural e ponto de observação

José Henrique Cunha
Política \ sexta-feira, abril 21, 2023
© Direitos reservados
Na última assembleia de freguesia foi apresentado o projeto do Parque das Levadas, que entre outras valências terá um skate park.

À semelhança do projeto de recuperação e integração paisagística da Ribeira da Canhota, foi apesentado aos membros da Assembleia de Freguesia pela arquiteta Sara Terroso do Laboratório da Paisagem um novo projeto para o designado Parque de Lazer das Levadas. Este parque ficará situado no terreno que se encontra antes da Ponte das Taipas no sentido Braga – Guimarães.

Os objetivos do projeto apresentado é “de recuperar, de forma consciente, terrenos baldios, proporcionando-lhes novos usos e funções, ordenar o espaço e definir tipologias de uso, definir o revestimento vegetal, os espaços de recreio, estadia e circulação pedonal, bem como, potencializar a infraestrutura verde urbana.

Mais objetivamente os autores do projeto pretendem “aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade local, plantar árvores, arbustos e subarbustos. Há também a intenção de definir um percurso pedestre pelo parque, com duas entradas distintas. O projeto prevê plantação árvores, arbustos, subarbustos e prado, definir um percurso sensorial, introduzir pavimentos permeáveis ou semipermeáveis de baixo impacto ambiental e criar uma área de recreio e jogo. Está previsto a instalação de mobiliário e iluminação, a criação de um anfiteatro naturalizado e de um ponto de contemplação e observação do rio. Por último, o projeto comtempla também o aparecimento de um skate park;

Pelo lado da coligação Juntos por Guimarães, foram levantadas algumas dúvidas quanto à segurança para os utilizadores do parque, dado a sua localização junto a uma via rodoviária muito movimentada. Foi também questionado se o parque naquele terreno não porá em causa futuros projetos de melhoria e ou ampliação na estrada nacional e respetiva ponte. Luís Soares mostrou-se satisfeito com o resultado final do projeto assumindo, no entanto, que o impacto visual poderia ser menor, mas, a pedido da Junta de Freguesia e não tendo sido possível encontrar outro local disponível para o efeito e para dar conformidade a uma promessa eleitoral, está previsto ali a implantação do skate park.