Assembleia de Freguesia de Caldelas: Ao Minuto
PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
1. Leitura e aprovação das atas seguintes:
-1.ª sessão ordinária de 2020, realizada a 26 de junho de 2020; e
-2.ª sessão ordinária de 2020, realizada a 29 de junho de 2020.
2. Período reservado à intervenção do Público e destinado ao pedido de esclarecimentos dirigidos aos membros da Assembleia e sobre assuntos do interesse da Freguesia.
3. Tratamento de assuntos gerais de interesse para a Freguesia, sem carácter deliberativo.
PERIODO DA ORDEM DO DIA
4. Apreciação da informação escrita da Junta de Freguesia relativa à atividade e situação financeira entre sessões.
5. Apreciação e votação da 2.ª Revisão Orçamental do ano de 2020.
6. Apresentação, Discussão e Deliberação da Autorização para a celebração de Protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas para a utilização do recinto da Feira Semanal.
21:05h - Tem início a 3ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Caldelas. Sérgio Araújo deu nota do expediente chegado à Mesa da Assembleia, bem como das substituições de elementos das duas bancadas, para esta sessão.
21:13h -Dispensada a leitura das atas das duas reuniões anteriores e colocadas à votação, foram as mesmas aprovadas por maioria.
21:15h - O ponto dois da reunião não teve qualquer manifestação de inscrição, pelo que se passou de imediato ao ponto 3.
21:17h - Já no ponto 3, o Grupo Parlamentar do PS fez chegar à mesa a proposta de votação de um voto de louvor ao Agrupamento de Escolas das Taipas pelo trabalho realizado no âmbito da pandemia Covid-19.
21:20h - Augusto Mendes, líder da bancada do PS usou da palavra para manifestar a sua satisfação pelo desempenho da Junta de Freguesia ao colocar em prática uma série de obras a que se propôs no seu programa eleitoral. Disse que já se nota a diferença entre as obras realizadas entre este mandado e o anterior.
21:21h - Manuel Ribeiro, pede palavra para um pedido de esclarecimento, dando nota que nestes 3 anos não viu nenhuma intervenção da bancada PS, que não fosse tendenciosa. "Não nos revemos nesta política de compadrio que inquina a prossecução do interesse público. Se isto é para continuar assim, o PS continua na senda do real porreirismo", referiu Manuel Ribeiro.
21:23h - Augusto Mendes retorquiu dizendo que o PS não confunde a articulação com o amiguismo.
21:25h - Sérgio Araújo colocou à votação a proposta de voto de louvor ao Agrupamento de Escolas das Taipas, que foi aprovado por unanimidade.
21:29h - Finalizado o ponto 3, a reunião avança para apreciação da informação escrita da Junta de Freguesia relativa à atividade e situação financeira entre sessões. Luís Soares dá conta da atividade da Junta de Freguesia destacando o que foi sendo realizado entre a última reunião de junho até esta data.
21:32h - O deputado do PS Hélder Silva usou da palavra para manifestar a sua satisfação por estarem em marcha uma série de obras previstas no programa político que os taipenses escolheram, "depois de 3 anos de preparação" dos mesmos. agradeceu o trabalho excecional da Brigada Verde no zelo pelos jardins e parques da Freguesia. "A nossa freguesia nunca esteve tão limpa como agora", referiu. Mostrou ainda a sua preocupação pelo estado dos passeios de acesso ao Avepark.
21:38h - Constantino veiga interveio para dar conta que todas as obras que agora estão a avançar, são da Câmara Municipal e não da Junta de Freguesia. "No meu tempo, já estavam todas projetadas", disse. As obras que se vão realizar no centro da Vila servirão para "enterrar os comerciantes da vila". A vila vai tornar-se num "estaleiro de obras". Aludiu ainda à "vergonha" que é "aquela barracada" no jardim público, referindo-se aos stands da última Vila Natal que nesta data ainda se mantém naquele local. Eu até tenho vergonha de pertencer a esta Assembleia de Freguesia, referiu, depois de elencar algumas situações que o desagradam e com as quais não quer continuar a colaborar. "Sunstitui-se um paralelo e tira-se uma fotografia para o facebook", foi uma das afirmações de Constantino Veiga.
21:45h - Por parte da Junta de Freguesia, Luís Soares começou por referir-se à intervenção de Hélder Silva, reforçando a aposta realizada no Parque de Lazer da Praia Seca, "espaço que começou a ser procurado por muita gente de fora da vila". Quanto à intervenção de Constantino Veiga, Luís Soares referiu que não foi só a intervenção no centro da vila e na Alameda Rosas Guimarães que demorou muito tempo. "As obras no mercado, a ligação da praia seca ao parque de lazer, entre outras, também demoraram a fazer e já estão em programa eleitorais há muitos anos".