Assembleia de Freguesia aprova peça de 1940 como hino oficial das Taipas
Caldas das Taipas já tem hino oficial: a composição de José Francisco Gomes da Silva Paranhos, datada de 4 de setembro de 1940 e entregue à Junta de Turismo de Caldas das Taipas, adquiriu esse estatuto após a Assembleia de Freguesia (AF) aprovar a proposta da Junta de Freguesia nesse sentido, na sessão de 29 de dezembro. A proposta foi aprovada com votos favoráveis das bancadas do PS, do PSD e do Chega e com abstenção do presidente da Mesa da AF, Joaquim Oliveira.
A proposta foi redigida a partir do estudo de António José Oliveira, historiador, e Eduardo Magalhães, musicólogo, aliás apresentado em 19 de junho de 2024. Esse estudo dá conta de que a composição foi interpretada em 29 de agosto de 1940 pela então Banda dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, no parque das Termas, no âmbito dos festejos da elevação de Taipas a vila, tendo como solista José da Silva Paranhos. A partitura dessa composição foi depois entregue à então Junta de Turismo.
Entregue à Junta de Turismo, a composição esteve esquecida por várias décadas até uma cópia da partitura ser encontrada por Jorge Pereira Ribeiro no final de 2019 e entregue à Junta de Freguesia em julho de 2022, por Ângelo de Freitas.