19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

As propostas para o norte do concelho dos candidatos ao município

Tiago Dias
Política \ quarta-feira, setembro 15, 2021
© Direitos reservados
Nos próximos dias o Reflexo expõe as perspetivas dos candidatos a Santa Clara para o norte do concelho, segundo quatro temas: mobilidade, urbanismo, ambiente e turismo.

À porta de novas Eleições Autárquicas, os sete candidatos à Câmara Municipal apontam a mobilidade como prioridade para o desenvolvimento do norte do concelho e da sua interligação com a cidade. Se o PS, partido do poder há 32 anos, vê no Avepark a chave para a resolução dos problemas, as outras candidaturas defendem a universalização dos transportes públicos, ciclovias e vias dedicadas para autocarros na Estrada Nacional 101 ou um novo acesso à A11.

A requalificação do centro cívico das Taipas, vista como “obra de excelência” por Domingos Bragança, merece críticas dos opositores, seja pela “falta de planeamento” ou pelo abate de árvores. Quanto às políticas ambientais, o rio Ave é protagonista a norte do concelho.

A candidatura socialista reitera que a futura ecovia do Ave vai beneficiar os ecossistemas locais, face à preservação da “galeria ripícola” das margens, mas as restantes forças políticas consideram necessário implementar um programa intermunicipal de despoluição do rio, alargar as funções dos guarda-rios, limitar a construção nas margens dos rios e garantir que os autores de “descargas ilegais” são punidos.

O mais extenso curso de água de Guimarães é também visto como chave para intensificar o turismo, face às eventuais praias fluviais a que pode dar vida e ao património construído em seu redor, carente de reabilitação. O circuito arqueológico nos núcleos castrejos com transporte dedicado é outra das propostas.

Domingos Bragança (PS)