24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Centenário do CC Taipas conta com apoio municipal de 15 mil euros

Redação
Desporto \ quarta-feira, março 22, 2023
© Direitos reservados
Clube verde e branco recebe total de 30.500 euros ao abrigo do contrato-programa de apoio ao desporto da Câmara para 2023. Entre as oito associações contempladas na vila termal, segue-se o CART.

As comemorações do centenário do Clube Caçadores das Taipas, que se assinala a 23 de novembro de 2023, vão receber um apoio de 15 mil euros, ao abrigo do contrato-programa de apoio aos clubes desportivos para 2023; essa verba inscreve-se na proposta que será discutida e votada na reunião da Câmara Municipal de Guimarães, na quinta-feira.

Além do apoio à celebração do centenário, na qual se perspetiva, por exemplo, a organização de um torneio de futebol de veteranos entre CC Taipas, Vitória, Sp. Braga e Benfica, os javalis vão ainda receber 15 mil euros para a formação e três mil euros para a organização dos torneios juvenis Taipas Capital da Cutelaria e Carlos Marques Cup.

Com 30.500 euros, o clube verde e branco distingue-se entre as oito instituições da vila termal contempladas pelos apoios municipais, à frente do CART, que arrecada 17.500 euros. Além dos 15.000 euros para a formação desportiva, o clube que acolhe a prática do hóquei em patins, da patinagem e do voleibol recebe ainda mil euros a propósito da disputa do campeonato nacional de infantis e 1.500 para as idas ao campeonato da Europa e à Taça da Europa de patinagem artística.

Quanto ao que resta dos 72.750 euros atribuídos às instituições de Caldas das Taipas, a Escola de Judo para Todos garante 7.750 euros, para formação, aquisição de tatame e realização do torneio “Um pódio para todos”, o Clube de Ténis de Mesa das Taipas 5.250 euros para formação, compra de equipamentos desportivos e organização do 14.º torneio de ténis de mesa das Taipas, e o Molinhas – Clube de Rope Skipping das Taipas cinco mil – dois mil para formação e três mil para a ida ao campeonato do mundo, nos Estados Unidos.

Já o NAT recebe 4.000 euros, repartidos em partes iguais pela formação e pela organização da 16.ª Corrida de Caldas das Taipas, a 04 de junho, enquanto ao Clube de Ténis das Taipas cabem 1.750 euros para formação e para o torneio inter-sócios. O Moto Clube das Taipas terá apoio de 1.500 euros para realizar a concentração motard, de 02 a 04 de junho.

 

ARCAP e AJKP sobressaem entre restantes instituições a norte

Os valores atribuídos às instituições de Caldas das Taipas são inferiores aos de 2022, tal como acontece com todo o concelho de Guimarães. Se em 2022, a Câmara inscreveu 1,96 milhões no contrato-programa de apoio ao desporto e aos clubes, em 2023 essa verba caiu para os 754.500 euros; na proposta inscrita na agenda da reunião de Câmara, sobressai a ausência de menção a edificação ou requalificação de pavilhões ou relvados, balneários, bancadas ou sistemas de iluminação, projetos que arrecadavam a maioria do financiamento municipal em anos anteriores.

Entre as restantes freguesias a norte de Guimarães, a Associação Recreativa e Cultural Amigos de Ponte é a que mais dinheiro arrecada: 18 mil euros, distribuídos pela formação (1.500 euros), pelo apoio à realização de um evento de BTT (1.500 euros) e pelo apoio à aquisição de um veículo de nove lugares (15 mil euros). Já a Associação Juvenil Karaté Portugal, que opera a partir de Vila Nova de Sande e conta com a campeã nacional Flávia Ribeiro, garante 10 mil euros para formação, dois mil para adquirir um tatame e outros dois mil para participação em eventos internacionais.

No futebol, o Brito recebe 15 mil euros – 12.500 para formação e 2.500 para a Britinho Cup – e o Sandinenses igual valor, com distribuição idêntica entre formação e Guimarães Cup. Já o CD Ponte assegura 10.000 euros para a formação e dois mil para a Ponte FootCup.