Apesar do alerta vermelho, o início de ano foi “calmo” para os Bombeiros
O início de ano foi “calmo” para os Bombeiros das Taipas, registando-se apenas quatro ocorrências – consideradas “normais” – na passagem de ano, não se registando assim incidentes graves tendo em conta o alerta vermelho em virtude da chuva intensa e persistentes anunciada.
As condições meteorológicas adversas confirmaram-se, com muita precipitação, o que levou a que a principal consequência fosse a subida do caudal do rio Ave, que na sexta-feira já tinha inundado as margens ribeirinhas em diversos pontos da vila das Taipas e também nas freguesias circunvizinhas.
A Proteção Civil fez vários alertas, mas tirando então a subida do nível da água no rio Ave – e em alguns afluentes – que levou a que alguns troços de estrada ficassem intransitáveis, não se registaram danos.
Durante a tarde deste domingo, primeiro dia do ano, a Proteção Civil alertou que iam ser feitas descargas na Barragem do Ermal, a partir das 17h30, com um débito de 98m3/s, o que podia originar uma subida repentina do nível da água, pelo que a população foi aconselhada a não circular nas margens do rio e a acautelar bens e animais.