25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"Ambição de muitos anos": Castro Sabroso requalifica-se e entra no roteiro

Bruno José Ferreira
Cultura \ terça-feira, abril 19, 2022
© Direitos reservados
De forma a assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Sociedade Martins Sarmento promoveu uma visita ao Castro Sabroso. Monumento Nacional, este espaço está a ser intervencionado.

Uma “ambição de há muitos anos” da Sociedade Martins Sarmento está a ganhar corpo no Castro Sabroso, em Sande São Lourenço. Este Monumento Nacional está a ser reabilitado e preparado para poder receber visitas de forma cómoda e pedagógica, numa obra que se conta estar pronta em julho.

Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento (SMS), destacou esta segunda-feira, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se está a proceder a “uma valorização que se está a fazer de um património fundamental do concelho”. A ideia foi transmitida à margem de um evento organizado pela SMS, que promoveu uma visita ao Castro Sabroso.

A referida visita contou com a presença de várias dezenas de pessoas, entre as quais Adelina Pinto, vereadora municipal, que revelou que o Castro Sabroso passará a integrar os roteiros turísticos do concelho, nomeadamente os roteiros escolares.

Gonçalo Cruz, arqueólogo da SMS, explicou que o castro terá duas entradas pedonais em que será possível, através de um mapa, seguir os principais pontos deste monumento, absorvendo informação. O castro estará aberto permanentemente, ainda que a SMS vá “desenvolver um programa de visitas”.

A empreitada foi adjudicada à empresa Era Arqueologia S.A., sendo que no total a intervenção significa um investimento de 218 539,68€, financiado pela Câmara Municipal de Guimarães com o apoio da União Europeia, através do FEDER , no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020.