02 outubro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Alumni UMinho celebraram 10 anos de reencontros no Multiusos

Alberto Couto
Sociedade \ terça-feira, setembro 23, 2025
© Direitos reservados
Entre abraços, música e memórias, o 10º Encontro Alumni UMinho reuniu no Multiusos de Guimarães antigos estudantes da academia minhota para uma noite de festa.

Este sábado, 20 de setembro, foi de festa no Multiusos de Guimarães, onde se celebrou a 10.ª edição do “Encontro Alumni UMinho”. Entre abraços reencontrados e memórias partilhadas, o evento mostrou que a universidade continua viva no coração dos seus antigos alunos.

A noite começou com um cocktail de boas-vindas e um jantar volante, mas foi com a entrada em palco de José Cid que a emoção ganhou voz. O músico português levou o público a cantar em coro, antes da animação prosseguir com o DJ Artur Ferreira.

José Cid no Multiusos de Guimarães

O encontro, que já percorreu locais emblemáticos como o Paço dos Duques de Bragança, o Mosteiro de Tibães ou o Fórum Braga, encontrou este ano no Multiusos de Guimarães um palco à altura da celebração.

Para muitos, o evento é já um ritual. Helena Costa, antiga estudante de Física e Química, regressou como sempre desde a primeira edição: “Este encontro é o ponto de reunião anual com os amigos da universidade. Alguns vêm de Lamego, outros de Viseu. Da UMinho levo grandes aprendizagens, grandes amigos e até o meu marido, colega de curso. É um convívio excelente — as pessoas mudaram, estão mais velhas, mas a energia é a mesma.”

Helena Costa, alumni da UMinho, com os seus amigos da universidade e marido

Também o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, destacou a importância de um projeto que já se tornou marca no calendário académico: “Quando criámos esta iniciativa, percebemos que os antigos estudantes tinham vontade de regressar, de reencontrar colegas e professores. Hoje, o Encontro Alumni é um espaço de reencontro e de identidade, consolidado e profundamente enraizado. É um momento para reviver pessoas e memórias, e também para reforçar o vínculo entre a Universidade e a sociedade.”

Organizado pelo Gabinete de Projetos Especiais da UMinho, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos e a Câmara Municipal de Guimarães, o encontro contou ainda com o apoio de diversas empresas e dos municípios de Braga e Vila Nova de Famalicão.

No final da noite, ficou uma certeza: a Universidade do Minho não termina nos seus campus — estende-se pelas histórias, amizades e encontros que, ano após ano, ganham vida neste evento único.