26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

ADIT adquiriu direito superfície da Pensão Vilas. Obras arrancam em Outubro

Paulo Dumas
Freguesias \ sexta-feira, setembro 27, 2013
© Direitos reservados
Por escritura pública celebrada ontem, 26 de Setembro, a Associação para o Desenvolvimento Integrado das Taipas, adquiriu o direito de superfície do edifício da Pensão Vilas.

Depois da Junta de Freguesia ter assegurado a aquisição do edifício da Pensão Vilas, realizou-se esta Quinta-feira (26 de Setembro) a escritura pública que transfere para a Associação para o Desenvolvimento Integrado das Taipas (ADIT), o direito de superfície daquele edifício, durante um período de 70 anos, "pelo preço (já pago) de 126 mil euros".

Conforme previsto na deliberação da Assembleia de Freguesia de Caldelas do passado dia 12 de Julho, com a outorga deste escritura, a referida IPSS fica, em relação ao edifício da Pensão Vilas e durante os próximos 70 anos, com "o direito de manter, reconstruir e ampliar as edificações nele existentes e de construir na totalidade do prédio urbano, seja sobre o solo, seja no seu subsolo, de modo a ser por aquela IPSS destinado a Lar de Idosos, Residencial Sénior, Centro de Dia ou a qualquer outra finalidade essencialmente presente no seu objeto social". Não se cumprindo o fim a que o mesmo edifício se destina, todas as benfeitorias construídas, sem qualquer direito a indemnização, reverterão a favor da freguesia de Caldelas. No caso de dissolução da ADIT, o direito de superfície concedido, extingue-se de imediato.

Na sequência deste acto, a Direção da ADIT torna público que "se inicia agora uma nova fase, a seu cargo - a da construção da tão desejada e necessária Residencial Sénior, em local tão emblemático, simbólico, central e privilegiado, para todos os taipenses, estando em condições de adiantar que a respetiva obra, já aprovada pela C.M. Guimarães, e que se encontra já adjudicada, terá o seu arranque no próximo mês de Outubro".