01 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Santos Simões inspira comemorações do 25 de Abril em Guimarães

Redação
Política \ terça-feira, abril 11, 2023
© Direitos reservados
Da música ao cinema, passando pela poesia, “Abril com cantigas do Maio” desenrola-se de 19 de abril até 07 de maio, centrada na figura do antigo professor e dinamizador cultural, nascido há 100 anos.

Decorreu na manhã de terça-feira a apresentação do programa da edição de 2023 “Abril com cantigas do Maio”, dedicada a Joaquim dos Santos Simões, antigo professor, interveniente cívico-cultural e dirigente associativo no Cineclube de Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento ou no Círculo de Arte e Recreio, instituição através da qual se homenageou Ferreira de Castro com um busto no centro de Caldas das Taipas, inaugurado a 17 de abril de 1971.

Durante quase três semanas, de 19 de abril a 7 de maio, o programa apresenta cinema, tertúlias, exposições, fotografias, fanzine, teatro, música e poesia que celebram a história e os valores do 25 de abril.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destacou que a “organização é um ato de liberdade que nunca pretendeu ser uma iniciativa da câmara, mas sim uma iniciativa agregadora, onde cada organização propõe um programa que reflete os valores de abril". Paulo Lopes Silva expressou ainda a sua intenção de continuar a fomentar esta iniciativa inclusiva, unindo as organizações para concretizar a vontade de celebrar abril e, este ano, a obra de Joaquim dos Santos Simões. "Estamos satisfeitos por estarmos, finalmente, a homenagear Santos Simões e o seu legado, nas celebrações do 25 de abril", concluiu.

A presença de Isabel Santos Simões, filha de Joaquim dos Santos Simões, na conferência de imprensa foi marcada por gratidão. Como representante do legado de seu pai, Isabel expressou o seu agradecimento pela homenagem que está sendo feita em comemoração ao centenário de seu pai, evidenciando a importância deste reconhecimento para a memória do seu pai e para a valorização dos ideais de liberdade e democracia que o 25 de abril representa.

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães, do Convívio - Associação Cultural, do Cineclube de Guimarães, do Centro Infantil e Cultural Popular, do Círculo de Arte e Recreio, da Sociedade Martins Sarmento e da Sociedade Musical de Pevidém, "Abril com Cantigas do Maio" mantém-se como uma ação colaborativa entre as forças vivas de Guimarães, refletindo os propósitos do Governo de tornar as comemorações "inclusivas e criativas".