20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“A Vida e a Obra do Republicano Dr. Alfredo Fernandes” em exposição na Taipas Termal

Redação
Cultura \ sábado, março 10, 2018
© Direitos reservados
Está patente, até ao final do mês de março, no átrio do edifício da Taipas Termal, uma exposição que retrata diversos momentos da vida do multifacetado republicano Alfredo Fernandes, fundador do “Jornal das Taypas” e também primeiro presidente da direção do Clube Caçadores das Taipas, bem como diretor clínico da estância termal.

O médico Alfredo Fernandes teve uma curta mas intensa vida. Nasceu em 1885 e viria a falecer em 1941, com 56 anos de idade.

Da sua extensa atividade como médico, político, escritor e dirigente associativo podemos destacar o seguinte: 1914: diretor clínico da estância termal das Taipas; 1919: vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães; 1921: fundador e 1º director do “Jornal das Taypas”; 1922: fundador e 1º presidente da direção da Comissão de Iniciativa da Estância Termal de Caldas das Taipas, vulgo Junta de Turismo; 1923: fundador e primeiro presidente da direcção do Clube Caçadores das Taipas; 1936: participa e apresenta a tese “Termas das Taipas, Estância e Turismo”, no Iº Congresso Nacional de Turismo; funda e é o gerente da Sociedade de Defeza das Taipas, Lda e em 1937: presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Braga.

Nesta exposição, promovida pela empresa Carlos Marques – Mediação de Seguros, Lda, está patente parte do espólio cedido pelos familiares de Alfredo Fernandes a Carlos Marques, e outro guardado ao longo dos tempos, compreendendo livros do seu curso de medicina, objetos médicos que utilizava no tratamento dos seus utentes, manuscritos e os livros de sua autoria, bem como cartões pessoais da sua identificação e de diversos cargos que foi exercendo, livro de registo de doentes, cartas políticas, produtos fabricados nas termas, como água de colónia, pó para espuma de barba e sabonetes.

Está patente ainda um conjunto de fotografias em atividades que o médico hidrologista para as doenças da pele e da sífilis, clínico geral e electroterapeuta supervisionou.

Recorde-se que Alfredo Fernandes foi considerado uma das “Figuras do Século XX”, da Associação e jornal “Reflexo”, numa sessão pública promovida a 30 de junho de 2001.

A entrada é gratuita e está aberta durante o período de funcionamento da Taipas Termal.